Aranhas temidas pelos seres humanos
Gênero Phoneutria
Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeira (também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira) é considerada a aranha mais venenosa do mundo pela edição 2007 do Guinness,claro' dados não exatos
, pois existem ainda aranhas com carga de veneno muito elevadas,mas não pesquisadas a sua potência.
é uma espécie típica Sul-Americana ,distribuída em 8 especies deferentes, a "Phoneutria" são responsáveis por cerca de 42% dos acidentes com aranhas no brasil.
as neurotoxinas são injetadas na pele após diversas picadas furiosamente agressivas*
"por isso é constada a aranha mais agressiva do mundo"
são encontradas nos bananais em caxos de banana,folhagens,buracos no solo ou troncos de árvores .
Gênero Loxosceles
Algumas apresentam o desenho de uma estrela no cefalotórax. De teias irregulares,as Aranhas marrom têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão. Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira - na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens - no ambiente doméstico.São aranhas pouco agressivas, dificilmente atacam pessoas. As picadas ocorrem como forma de defesa, quando macho ou fêmea (ambos peçonhentos) são comprimidos contra o corpo. seu veneno tem ação proteolítica causando necrose.
Gênero Lycosa
Possui peçonha proteolítica.o veneno da aranha-de-grama tem ação local, necrosante, cutânea, sem intoxicação geral alguma, seja do sistema nervoso ou circulatório. Conseqüentemente não há perigo de vida.São habitantes de gramados, pastos, junto à piscinas e nos jardins, possuem hábitos diurnos e noturnos.
Gênero Loxosceles
são as aranhas mais temidas ao ser humano , devido ao seu grande porte,e seu corpo coberto por pelos,sua aparência agressiva,é errôneo considera-la esse monstro todo.a verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos ao ser humano,duas espécies da Oceania são perigosa,cujo o veneno é neurotóxico,elas são;o gênero Atrax e Hadronyche. onde os machos são os que causam mais acidentes.
Gênero Latrodectus
é a aranha mais temida. Em primeiro lugar, por ser encontrada quase no mundo todo. Segundo, porque suas dolorosas picadas são relatadas há séculos. A fêmea é responsável pelos acidentes, já que o macho, muito menor, não pica, é fácil identifica-la por u desenho abdominal de uma ampulheta. As viúvas-negras do Brasil são mansas e não matam. Já as espécies da costa do mar Mediterrâneo, na Europa, podem dar picadas fatais.
Gênero Lycosa
As tarântulas ou aranha de jardim, cujo nome científico é Lycosa erythrognatha ouScaptocosa raptoria são aranhas comuns no nosso dia a dia, quem tem um jardim com gramado ou perto de piscinas, já deve ter visto uma aranha que corre rápido quando descoberta. Não é agressiva, mas pica se molestada ou quando colocamos a mão ou os pés acidentalmente. É encontrada praticamente pelo mundo todo, até em regiões frias cobertas de gelo. Adaptam-se facilmente a vários ambientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário